Páginas

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Tudo aquilo que nunca foi dito



Autor: Marc Levy
Editora: Suma de letras

Sinopse: Após sua morte, que adia os planos de casamento da filha, já que o enterro ocorre no dia previsto para a cerimônia, um homem retorna à vida dela como robô, programado para ter uma sobrevida de seis dias, que lhe permita mais algum tempo para dizer às coisas que nunca foram ditas.

Um dos melhores livros que li esse ano!!!! História surpreendente!!

Não sei nem por onde começar. Esse livro realmente mexeu comigo. Achei incrível, não queria que chegasse ao fim. Adorei todos os personagens. Cada um teve uma importante participação para o desenvolvimento do livro.


Esse livro tem como ponto principal o relacionamento entre pai e filha. E uma história de amor que aconteceu a aproximadamente 20 atrás. O que uma história tem haver com a outra e como elas se interligam? Só lendo para você descobrir. ;-))

Julia, que é infografista (desenhista), esta prestes a se casar com Adam, quando provando o vestido de noiva recebe uma ligação dizendo que seu pai, Anthony, havia morrido em Paris e que o enterro seria realizado no dia do seu casamento, ou melhor, no dia em que seria realizado seu casamento.

Julia não tinha um bom relacionamento com o seu pai. Ele nunca passava tempo suficiente em casa, sempre trabalhando e viajando, principalmente depois da morte de sua esposa. E Julia, sempre ressentida por tantas viagens e noites fora de casa, cada vez mais se afastava do pai. Eles estavam a mais de um ano sem se falar.

A aproximadamente 20 anos atrás, Julia com a ajuda do secretário de seu pai, sai de Nova York e vai para Paris para estudar artes. Fica lá durante um tempo, conhece 2 estudantes em um restaurante, em uma noite em que acontecei uma revolução na Alemanha. E assim, do nada, decidem partir para Berlim de carro.  Chegando lá, eles irão presenciar um acontecimento histórico e que certamente mudaria a vida deles e principalmente de Julia. A queda do muro de Berlim.

Foi durante a queda do muro Berlim que Julia encontrou o seu grande amor, mas também foi nesse lugar que também presenciou um dos momentos mais triste de sua vida, que foi ser separada de Tomas, por seu pai. Anthony. Depois que ele descobriu que sua filha estava com um homem que ela conheceu na Alemanha oriental, na manhã seguinte foi busca-la. E a partir desse momento, o relacionamento pai e filha já fragilizado é totalmente quebrado. Eles deixam de se falar e ela sai de casa e volta a estudar e torna-se uma desenhista importante.

Julia e Tomas trocam cartas e é assim que vão vivendo até que ele, jornalista, tem que ir para Cabul, fotografar a guerra. E é nesse momento de pura tristeza que ela conhece seu melhor amigo, Stanley, que também esta em um momento bastante delicado, a morte se seu companheiro.

Depois de 18 anos, no dia do seu casamento Julia enterra o pai. Depois de um ou dois dias ela recebi uma encomenda, completamente fora do normal, um robô, já não sendo suficientemente estranho ela percebe que é exatamente igual ao seu pai.

E assim, ele (robô) propõe que façam uma viagem para se conhecerem melhor e dizer tudo aquilo que nunca foi dito, porém ele só tem 6 dias. Depois disso o robô é desligado automaticamente. Ela fica reticente com tudo isso, mas decide dar ao seu pai 2 dias e assim vão para Montreal, que era o destino da sua lua de mel. E é nesse lugar que depois de 18 anos ela vê uma foto e tudo o que ela acreditou cai por terra. E vendo o que esta acontecendo, Anthony decide mostrar uma ultima carta, desmentindo o que ela acreditou ter acontecido.

A partir desse momento ela, juntamente com o seu pai decide ir para Berlim para tirar essa história a limpo. E é através dessa viagem e com o passar dos dias, Julia, passa a conversar, conhecer e compreender melhor o seu pai. E é também onde encontrará o amor pela segunda vez.

["...É preciso fixar o momento em que encontramos o adulto que nosso filho se tornou e aprender a cedera ele o lugar. Me desculpe por todas as ausências de que fui responsável na sua infância. Fiz o que pude. Não estive suficientemente presente, não tanto quanto você queria; gostaria de ter sido seu amigo, cúmplice, seu confidente e fui só seu pai, mas isto eu sempre serei. Para onde quer que eu vá agora, levo comigo a lembrança do amor infinito, este que tenho por você. ..." - pág.: 233]

Em Tudo aquilo que nunca foi dito tem como ponto principal, dizer hoje para as pessoas importantes da sua vida o quanto elas são importantes para você e também o quanto elas já te fizeram sofre, pois o amanhã pode ser tarde demais e você não terá um robô batendo a sua porta e tendo outra oportunidade. Então aproveite o hoje, o agora. Não desperdice seu tempo com bobagens e dizendo mentiras. Aproveite ao máximo.

Livro incrível. Leitura leve. Com um final surpreendente, não estava esperando, mas com toda a certeza foi sensacional. Adorei. Mais que RECOMENDADO!!

Não sei se consegui expressar em palavras o quanto esse livro foi incrível. Vou terminar essa resenha com a frase de abertura do livro.

" Há duas maneiras de se encarar a vida, uma como se nada fosse um milagre, e a outra como se tudo fosse milagroso." Albert Einstein

Divirtan-se e boa leitura! *.*


5 comentários:

  1. Um monte de gente fala que o livro é super bom e eu aqui querendo super ler!! Parece ser bem emocionante mesmo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Você recomendou tanto o livro que fiquei super curiosa agora! *-*
    Eu já estava com muita vontade... e agora ela só aumentou.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Amei a resenha, forte e linda.

    Esse livro parece mesmo ser bem tocante né? Eu já li resenhas maravilhosas dele. A sua só me deixou com mais vontade de lê-lo.

    Abraços
    e parabéns pela resenha!

    Gabi
    sonhosaventuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Não te falei que era bom ?? rsrs Vc resumiu muito bem o livro.. e tem toda a razão em dizer que é um livro forte e de leitura leve, caracteristicas dificeis de serem encontradas juntas!!

    ResponderExcluir
  5. Eu nao curti muito esse livro, apesar de estar entre os top do autor. Achei bem sem noção a parte do pai dela, sem lógica e tudo o mais. Mas o romance é bem fofo <3

    ;*
    Gabi - www.livrosecitacoes.com

    ResponderExcluir