Páginas

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Por isso a gente acabou


Autor: Daniel Handler
Ilustração: Maria Kalman
Editora: Cia das Letras


Sinopse: Por isso a gente acabou trata, com a comicidade típica do autor, de uma situação difícil pela qual todos um dia irão passar: o fim de uma relação amorosa e toda a angústia, tristeza e incerteza que essa vivência pode gerar. Min Green e Ed Slarteron estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico - características da personagem - e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação.



Este livro não esta na minha lista desse mês, mas li algumas resenha e tive que comprar. Não me arrependo em absoluto. 

História muito bem escrita e estruturada. As ilustrações são um espetáculo a parte. São lindas e ajudam no desenvolvimento do livro. Incrível. Cada ilustração marca o início de um capítulo. Outra parte muito interessante do livro é que a personagem principal sempre esta fazendo alguma comparação da sua vida com os filmes que ama.

Por ter ilustrações me lembra um pouco do livro, O céu esta em todo lugar, mas as histórias são completamente diferentes. (tem resenha dele aqui no blog)

Então, vamos começar. Min, apelido para Minerva, é uma garota que é denominada pelos colegas de colégio como sendo a garota das artes, ela não aceita isso muito bem, ela só é aficionada por filmes e principalmente antigos. Já o Ed, é o cocapitão do time de basquete da escola, típico garoto popular que tem várias namoradas e é a sensação do colégio. Ou seja, estão em lados totalmente opostos.

Min vivia com seus amigos, que são muito fofos e engraçados. Assim como ela, adoram filmes. Seus horários e hábitos, rotina, nada tinha haver com Ed. Ele, por sua vez, era o típico líder do seu grupo, namorava com todas as meninas do colégio. Sem falar, que fazia parte do time de basquete, ou seja, mega popular.

Um dia, na festa do amigo da Min, que é super fofo com ela, eles se encontram e começam a conversar. A partir desse dia eles passam a marcar encontros e com isso o relacionamento deles vão evoluindo e chegam ao namoro. Porém dura somente dois meses.

Durante esses dois meses, Mim, guarda todos os presentes e tudo o que ela acha que é importante para o relacionamento deles em uma caixa. E é essa caixa que ela vai devolver junto com uma carta para Ed e é a partir dos objetos guardados que ela vai contar o porquê do relacionamento deles não ter dado certo.

Cada final de capítulo ela termina com a seguinte frase, por isso a gente acabou.

["...Eu fui uma boa convidada, Ed, e você não disse nem "amargo aniversário" nem deu um presente para seu anfitrião, e foi por isso que a gente acabou. ..." - pág. 17]

Os amigos da Min são ótimos. Dão o apoio para o relacionamento dela, mas eles não vão muito com a cara do Ed, por serem de mundos completamente diferentes. E com isso há um afastamento entre Min e seus amigos.

O que em minha opinião é meio que um processo natural. Todo mundo já passou por isso. Acho que todos ou a grande maioria já teve um relacionamento desse tipo.

Com o passar da história, passei a odiar o Ed, cretino, aprontou algumas coisas com a Min, como já era de se esperar. Teve um momento, logo no início, em que torcia por eles, mas com o decorrer do livro, fui mudando de ideia e torcendo por outro personagem, mas não posso dizer qual é, risco de spoiler. ;))

["...E ESTE É O CASACO QUE EU TE COMPREI, tão feliz de ter gastado oito dolares.
-Vamos ver o que dá para esconder nele - você disse, e se encostou em mim, e ficamos rindo enquanto você fechava os botões em volta de nós dois, me beijando encasulada contra você, e você tentou caminhar daquele jeito até o caixa..." - pág. 165]

Livro ótimo. Você já começa sabendo o que aconteceu, o mais legal é descobrir o porquê e como aconteceu o fim do relacionamento. E para quem é fã de cinema antigo, esse livro tem muitas sugestões. Não vi nenhum dos que foram citados e confesso que não sou muito fã. Os filmes mais antigos que vi foram E o vento levou, Casablanca e Bonequinha de luxo. Ou seja, quase nada. Mas, para quem gosta é um prato cheio.

Livros mais que recomendado.

Boa leitura a todos. Divirtam-se! :))

3 comentários:

  1. Oi Fabi!
    Tanto comentários sobre esse livro, mas ainda não estou no clima certo para ele. O relacionamento entre os dois só durou dois meses? Muito pouco tempo! Futuramente talvez eu dê uma chance pra Min e pro Ed.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu não gostei muito desse livro, acredita? :/ Ai, achei a Min tão chata! As ilustrações realmente são um charme, mas só isso!
    Ah, dica: todos os filmes citados no livro foram inventados pelo autor. Nenhum existe de verdade. ;D

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Seu blog é realmente muito bom,assunto interessante e muito bem escrito,parabéns.
    Uma ótima semana pra você !

    ResponderExcluir